sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Mais um choque de ordem - 2016

E o Rio ganhou os jogos olímpicos. É a noticia da vez, será a noticia que vai ficar pelos próximos 7 anos. Mas porque eu não estou feliz. Talvez seja porque eu deveria estar fazendo minhas provas pra pós graduação. Talvez sejam meus problemas pessoais. Entretanto, o problema mais serio seja que não sofro de amnésia. Lembro do que acontece na cidade quando ocorre um grande evento pra gringo ver. As autoridades prometem investimentos concretos que não acontecem. Muita gente ganha dinheiro sem muito trabalho. Mas o pior é a sede sanguinária do Estado.
Sempre que há um grande evento internacional nossos comandantes botam o pau pra fora. No pior sentido. Eles querem mostrar que são machos e assim convocam todo o aparato mortífero disponível pra controlar aqueles que, não se sabe porque, insistem em respirar. A lembrança que tenho da Rio 92 é amarga. Saía de casa pra trabalhar e tinha que ter em mãos carteira de identidade, destino fixo e hora pra retornar. No último Pan o BOPE botou pra quebrar, foram várias investidas pra cima dos pobres deixando um rastro de medo e violência. Mas nossa classe média bate palmas.
As olim piadas serão um bom pretexto pra botar em prática uma política de segurança pública que afugente a pobreza das ruas e esconda as favelas, quem sabe até o tão sonhado muro saia. Mesmo assim ninguém quer saber. Todo mundo vai comemorar até cair hoje. Enquanto o clima de folia toma conta da cidade eu lembro do relato de minha tia viajandona de passagem em Salvador. Lá estava ela em pleno Pelourinho comprando badulaques e admirando a cidade quando ouviu do vendedor uma frase quase como se fosse um segredo: “Ta bonita a cidade né dona? Mas olha um pouco mais pra esquerda.” Ela olhou e entendeu que não dá pra esconder a miséria atrás de casas coloridas. Que venham as olim piadas tomara que eu esteja longe daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário